Síndrome de Don Juan: Quando o flerte e a sedução se tornam vício.
Pouco conhecida e popularmente chamada de “síndrome de Don Juan” ou Afrodite, no caso das mulheres, é um transtorno caracterizado pela necessidade compulsiva de seduzir, flertar, conquistar uma pessoa, levando muitas vezes ao envolvimento sexual. No entanto, há uma importante incapacidade em desenvolver-se intimamente, criar vínculo ou construir laços afetivos. Após a conquista, há perda de interesse na pessoa conquistada e rápida construção de motivação para iniciar esse mesmo ciclo com um novo alvo.
Uma busca constante e disfuncional pelo prazer, que tem como necessidade única e exclusiva chamar a atenção do outro, sem empatia ou identificação com seus sentimentos.
Cabe ressaltar que trata-se de uma condição diferente de pessoas que simplesmente buscam relações descompromissadas ou sexo casual. Há um repertório de interesse restrito e direcionado a condição do flerte, “um vício na adrenalina do jogo da sedução”, que frequentemente consome tempo e energia, a ponto de comprometer as atividades de vida diárias da pessoa acometida pelo transtorno.
Embora o portador da síndrome de Don Juan costume envolver-se com diversas pessoas de maneira seqüencial ou paralela, a incapacidade de se relacionar pode gerar intensa sensação de solidão e sofrimento decorrente; sendo necessário tratamento psicológico.