O que o Transtorno Opositivo Desafiador?
O Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) é um transtorno do neurodesenvolvimento, ou seja, faz parte da infância e adolescência, e está ligado a problemas de comportamento, que muitas vezes causam sofrimento à criança / adolescente e à família.
Os principais sintomas observados em indivíduos diagnosticados com TOD é dificuldade em concordar e seguir regras – especialmente quando estas vêm de figuras de autoridade, como pais ou professores – e apresentar comportamentos de desafiar terceiros (especialmente adultos) através de provocações propositais e argumentação em excesso.
Porém crianças e adolescentes com TOD podem apresentar outros sintomas como humor raivoso e explosivo, teatralidade, impulsividade, uso excessivo de palavrões ou palavras obscenas, além de poderem ser extremamente sensíveis e se magoares/ressentirem com facilidade, as vezes até buscando “dar o troco” a algo que lhe fizeram.
Diante de todas essas características, ou pelo menos algumas delas, as pessoas com TOD tendem a ser mal interpretadas ou julgadas por aqueles com quem convivem (muitas vezes por não saberem da condição neuropsiquiátrica do indivíduo), desencadeando afastamento das pessoas e consequentemente dificuldade na sociabilidade.
Porém é sempre importante pontuar que as crianças e adolescentes com TOD apresentam desregulação de substâncias neuroquímicas (cerebrais), precisando, muitas vezes, de acompanhamento psiquiátrico e psicoterapêutico, pois muitos dos comportamentos apresentado estão fora do controle do indivíduo, causando sofrimento e sentimento de culpa, e consequentemente agravando o quadro.
Por isso, caso os pais ou professores observem dificuldades com regras e alterações comportamentais, é importante a busca por médico psiquiatra ou neuropediatra, e psicólogo a fim de investigar a existência ou não de tal transtorno, para se aplicar tratamento adequado a afim de diminuir sofrimento e dano ao indivíduo e aos familiares.