EJACULAÇÃO PRECOCE
A ejaculação precoce é um problema que afeta muitos homens em todo o mundo, e pode ter um impacto significativo em sua qualidade de vida e nos relacionamentos. No entanto, muitas pessoas não percebem que a ejaculação precoce pode ter raízes psiquiátricas/psicológicas.
A determinação de ejaculação precoce envolve tempo de intercurso até ejaculação e insatisfação pessoal ou do casal.
A psiquiatria desempenha um papel importante no entendimento e tratamento da ejaculação precoce, uma vez que fatores psicológicos, como ansiedade, estresse, depressão e traumas passados, podem desempenhar um papel significativo no desenvolvimento desse problema sexual. Muitos pacientes procuram primeiramente um urologista e muitos desses profissionais vão sugerir uma mudança para a psiquiatria como prioridade na condução do caso.
O tratamento frequentemente inclui a psicoterapia (individual, mas às vezes até de casal), assim como pode haver necessidade de medicações como os antidepressivos que podem ajudar pela melhora dos sintomas ansiosos/depressivos ou por ação direta da medicação nas áreas do cérebro envolvidas com os mecanismos sexuais.