Anorexia nervosa
Anorexia nervosa é o transtorno alimentar importante, muitas vezes negligenciado e que gera grande sofrimento ao paciente e também aos familiares. Usualmente os pacientes chegam trazidas pelos pais, maioria são mulheres, adolescentes, sem crítica a respeito do próprio quadro.
A sociedade atual, carregada de estímulos e informações via mídias sociais, fica mais sujeita a exposições que causam comparações com outro corpo visto como ideal. Isso, muitas vezes leva a comportamentos erráticos com a comida e atividades físicas com intuito de atingir tal corpo ideal.
Indivíduo começa a se alimentar longe da família, apenas corta e espalha comida, realiza atividades físicas excessivas, uso de laxantes (justificaria por constipação que de fato existe pois a pessoa não come), estocar comida, usar roupas largas e evitar contato social, medo de comer, pensam bastante em comida mas com medo, cálculos sobre caloria, alimentos “proibidos” surgem.
Pacientes cozinham para o outro mas elas mesmas não comem. Desenvolvem interesse marcado por alimentos saudáveis e determinados tipos de dieta.
Precisamos estar sempre atentos aos sinais para conseguir pedir ajuda e proporcionar o cuidado necessário visando diminuir o sofrimento dos pacientes e familiares.
O tratamento passa por abordagem multidisciplinar, visa renutrir o paciente, corrigir complicações clínicas advindas da perda de peso, diminuir ansiedade e angústia associadas ao ato alimentar, terapia para ressignificação cognitiva, reaprendizado corporal são ferramentas importantes na terapêutica.