Psicoterapia Breve
Assim como o próprio nome diz, a Psicoterapia Breve é um tipo de acompanhamento terapêutico, cuja duração é de 8 a 12 sessões e busca trabalhar um foco específico do sujeito. O número de sessões é determinado pelo profissional, uma vez avaliada a demanda (queixa) do paciente e sua disponibilidade financeira e de tempo.
Para encurtar o tratamento, é preciso que o terapeuta planeje seu trajeto e adote uma postura na qual dirija seu curso de maneira mais diretiva. Para tanto, a prática da Psicoterapia Breve exige boa formação e conhecimento aprofundado da técnica por parte do profissional. Como consequência deste encurtamento, o processo de associação livre (conceito proposto por Freud) e o fluxo natural do tempo interno do paciente sofrem uma pressão externa.
O que define a escolha do tipo de tratamento é o objetivo a ser alcançado. Diferente da Psicanálise, que busca o conhecimento da essência da individualidade de uma pessoa por meio da investigação científica, a Psicoterapia Breve tende a trabalhar aspectos mais imediatas e pontuais do paciente. Vale salientar que não é o paciente que deve se encaixar na teoria do terapeuta e sim o contrário, o que implica em maior flexibilidade do terapeuta em se adequar às necessidades de seu paciente.
Quando avaliada a necessidade de um acompanhamento mais duradouro, o “recontrato” se faz possível, desde que a dupla terapeuta-paciente esteja disposta a realinhar as motivações.
1 Comment
Anete Mancini
Muito bom