Como identificar se tenho um transtorno de Ansiedade?
Antes de responder a essa pergunta, devemos lembrar que a ansiedade é caracterizada por um grande desconto físico e psicológico, geralmente acompanhado por pensamentos distorcidos. De maneira geral, a ansiedade representa uma expressão diferenciada de uma emoção elementar, o medo.
Você deve estar se perguntando: mas se a ansiedade está relacionada com o medo, como saber se meu nível ansioso corresponde a um estado normal ou patológico? Cada sujeito poderá expressar sua ansiedade de maneira distinta, desde fobias específicas a estados generalizados de desconforto e ataques de pânico. Buscando responder essa pergunta, conheça abaixo alguns indicadores que podem lhe ajudar a identificar um possível transtorno ansioso:
- Preocupação excessiva: Você se percebe em grande parte do dia, excessivamente atento a detalhes, acreditando que algo de ruim poderá acontecer a qualquer momento? Sente dificuldade para relaxar, mesmo quando todos ao seu redor se divertem?
- Tensão Muscular: De maneira automática, você tenciona a mandíbula, mãos ou mantem os ombros altos a ponto de gerarem um desconforto?
- Respiração: Muitas vezes o “ar parece não entrar em seus pulmões”? Você costuma intensificar a inspiração “para sentir que o ar entrou”?
- Desconforto Gastrointestinal: Diarreias, constipação ou cólicas estomacais costumam ocorrer com frequência?
- Dificuldade no sono: Geralmente você possui dificuldade para iniciar o sono? Costuma acordar por estímulos mínimos no ambiente? Ao acordar, percebe que seu corpo ainda não está recuperado do cansaço?
- Pensamentos Distorcidos: Você costuma acreditar que o pior está prestes a acontecer, mesmo quando as pessoas ao seu redor reforçam o oposto? Iniciar relações sociais costuma desencadear reações fisiológicas como aumento do batimento cardíaco e sudorese?
- Medos Desproporcionais: Você possui uma verdadeira experiência de horror em situações onde a maioria das pessoas ao seu redor costumam reagir de maneira tranquila (Exemplo: medo de avião, andar de metrô ou transporte público, elevadores e etc)?
Caso você tenha respondido “SIM” para algumas das perguntas acima, é altamente recomendável que você procure um profissional especialista em saúde mental para uma avaliação personalizada, já que o diagnóstico deve ser realizado de maneira cuidadosa objetivando estabelecer objetivos e metas ao tratamento.
O principal indicador que torna a ansiedade patológica é sua capacidade em prejudicar o desempenho no ambiente de trabalho, estudos acadêmicos, relações sociais, além de gerar um grande desconforto psicológico. Avalie em termos práticos o quão você tem sido prejudicado(a) pelo medo.
Procure um especialista e siga as orientações de seu terapeuta ou médico psiquiatra. Novos resultados em sua vida surgirão por novos comportamentos. Persista em seu bem-estar, afinal, nunca é tarde para ser feliz.
1 Comment
Anete Mancini
Muito bom. Obrigada