Depressão e Ansiedade: qual a relação?
A ansiedade é um mecanismo do nosso corpo que nos leva a reagir em situações que entendemos como sendo ameaçadoras ou tensas — como apresentações diante de uma plateia ou andar sozinho, à noite, em uma rua escura. Normalmente, depois que a situação estressante passa, a ansiedade se dissipa e voltamos ao nosso estado habitual.
No entanto, em algumas pessoas, a esse é um estado permanente, que independe de gatilhos externos.
Esses indivíduos sofrem de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), uma doença que pode provocar sérios prejuízos à saúde física e mental, além de afetar a vida social, pessoal e profissional, comprometendo a capacidade de executar tarefas básicas do dia a dia, como sair para fazer compras ou trabalhar.
Há vários fatores envolvidos, incluindo fatores biológicos, psicológicos e até sociais, com a complexa interação entre eles podendo causar resultados inesperados ou imprevisíveis.
Qualquer um de nós pode sofrer com transtorno de ansiedade ao longo da vida, especialmente porque o que difere é apenas o limiar de cada pessoa para o desencadeamento da doença.
Excesso de preocupação, pensamentos intrusivos ou medos irracionais, insônia, compulsividade e problemas digestivos são alguns dos sintomas de ansiedade. Caso venha a ter algumas delas e que esteja atrapalhando sua rotina, procure tratamento com especialista.