Expectativa e Frustração
A expectativa é uma espera, uma projeção, um ideal de futuro que nos motiva, envolve, anima. Entretanto, pode ser muito prejudicial se transformamos expectativa em um padrão de vida, ou, se as expectativas se embasam em metas inacessíveis.
Há quem viva uma vida, ou a maior parte dela, com expectativa de felicidade, de satisfação, de realização sempre restrita ao futuro. “Quando eu terminar a faculdade, quando comprar minha casa, quando eu tiver meu carro, quando me casar…”. E o presente vai se reduzindo a um “meio” pobre, porque toda a chance de felicidade é depositada nas expectativas futuras.
Estabelecer metas, ter um ideal de futuro, é natural e saudável. Entretanto, sua felicidade não pode estar atrelada exclusivamente a realização de expectativas, porque inevitavelmente, o presente se tornará excessivamente pesado.
Outro aspecto complexo de ter expectativas, é que elas podem ser demasiadamente fantasiosas, não levando em conta aspectos importantes da realidade, o que facilmente resultará em frustração.
Tenha expectativas quanto ao seu futuro e “dias melhores”, mas garanta que as expectativas se embasem em metas alcançáveis, mesmo que demandem muito esforço, mas que ainda sim sejam alcançáveis.