5 sinais de que sua ansiedade está passando dos limites
A ansiedade é caracterizada por tensão, excesso de pensamentos/reflexões antecipatórias, inquietação. Sentir-se ansioso é uma reação natural e aceitável em situações que geram expectativa, medo ou tomada de decisão. Porém, se a ansiedade permanece de maneira prologada e gera impacto em suas atividades de vida, talvez seja necessário buscar apoio profissional.
Abordaremos a seguir 5 sintomas que sugerem a necessidade de buscar ajuda:
1 Cansaço constante – Exaustão mental e fadiga física constantes podem ser sintomas de excesso de ansiedade. A incapacidade de relaxamento, tensão exacerbada geram frequentemente sensação de “acordar cansado”, fadigado, comprometendo o rendimento e a produtividade.
2 Dificuldade de concentração – Pensamentos intrusivos ocorrem intensamente e impedem o exercício de foco nas atividades necessárias. Qualquer estímulo se torna facilmente uma distração e há o excesso de tarefas inacabadas e/ou procrastinação.
3 Perda na qualidade do sono – Alteração do padrão de sono é um dos principais indicadores de ansiedade exacerbada. A insônia pode se tornar um padrão, em detrimento da dificuldade de se desconectar das preocupações e problemas.
4 – Preocupação excessiva – As preocupações fazem parte da rotina, entretanto, não podem ser temas constantes ou exclusivos dos nossos pensamentos.
5 – Irritabilidade – Reações de estresse ou intolerância desproporcionais, podem indicar altos níveis de ansiedade. Como se o “barulho e a agitação interna” fossem tão altos, que qualquer desconforto externo já é motivação para excessiva irritabilidade.
Esses 5 sintomas podem ser característicos de outros transtornos, mas costumam fazer parte de quadros ansioso, além de outros não mencionados. Caso se identifique com esses sinais, busque apoio profissional.