4 dicas do que você NÃO se deve fazer durante a meditação
Confira 4 dicas do que você NÃO se deve fazer durante a meditação:
Você tem enfrentado dificuldades para meditar? Veja se você está fazendo algo errado nessas 4 dicas:
1- Criar a expectativa de que você não vai pensar em nada
Essa talvez seja a maior frustração para alguém que tenta meditar. A nossa mente funciona num modo basal automático de criar pensamentos. Portanto, não é durante a meditação que isso será diferente. Meditar NÃO é não pensar em nada. Meditar diz respeito sobre mudar a relação que temos com os nossos pensamentos. Isto é, não se identificar com eles, tratá-los somente como eventos na mente. Esse distanciamento nos dá a possibilidade de escolha de não engajar no pensamento e voltar para o objeto de foco. Portanto, desapegue da ideia de que meditar é não pensar em nada!
2- Ter uma atitude muito autocrítica
Meditar não é nada fácil! E se você fica se julgando e se criticando o tempo inteiro por não conseguir, isso só irá dificultar ainda mais o processo. Portanto, cultive uma atitude de abertura e aceitação, com uma postura gentil e livre de julgamentos. Quando vier um pensamento, apenas o observe, tente não se julgar ou criticar, apenas retorne para seu foco de maneira gentil. Meditar é muito mais do que um treino de atenção e a sua atitude é o que enriquece a prática.
3- Forçar uma postura
É um mito o fato de que para meditar tem que ser sentado e sem apoio. Essa postura até favorece que você não entre em torpor, mas não é uma condição necessária para meditar. É possível meditar em pé, caminhando, deitado e também sentado com apoio. O importante é encontrar uma postura que você fique confortável mas sem dormir ou entrar em torpor.
4- Não marcar um horário para meditar
Nos dias de hoje, nossa agenda é cada vez mais corrida, portanto, deixar pra meditar “quando der” muito provavelmente não vai funcionar. É necessário incluir a prática na rotina como um compromisso. Teste diferentes horários e veja o que funciona melhor para você. Mas lembre-se que meditação é um exercício e um treino e, tal qual uma atividade física, a frequência e continuidade que você pratica faz toda a diferença. Não é logo na primeira vez que você atingirá o resultado desejável mas com a regularidade da prática isso vai melhorando! É uma musculação pro cérebro.